Intercom

Trabalhos apresentados no Intercom Centro-Oeste 2019

Trabalhos do GTA sobre análise de redes sociais e fake news são apresentados no Intercom Centro-Oeste 2019.

Dois artigos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas foram apresentados no Intercom Centro-Oeste 2019, no último dia 24 de maio. O evento é considerado como o maior e mais tradicional da região para a área de comunicação, e é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Caroline Guimarães Silva, que é mestranda em Comunicação pela UFG, e desenvolve pesquisas relacionadas à mídias sociais e maternidade, apresentou o trabalho intitulado "Mãe solo, feminismo e Instagram: análise descritiva utilizando mineração de dados", desenvolvido em conjunto com os professores Kátia Kelvis Cassiano e Douglas Cordeiro. O artigo apresenta um panorama analítico sobre um conjunto de dados extraídos da rede social Instagram, onde são aplicadas técnicas de mineração de dados para a identificação e análise de posts rotulados com a hashtag "maesolo".

Larissa Machado Vieira, apresentou o trabalho intitulado "Análise descritiva das fake news da saúde através de mineração de textos no Portal da Saúde", desenvolvido em parceria com os professores Núbia Rosa da Silva, e Douglas Cordeiro. Larissa é mestranda em Comunicação pela UFG, e tem o foco da sua pesquisa na análise de fake news da saúde. No artigo apresentado, desenvolve um estudo sobre os temas das fake news identificadas através do programa Saúde sem Fake News, do Ministério da Saúde. 

Categorias: notícias