WMIDS 2020

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O principal objetivo do evento é incentivar a discussão sobre o uso de tecnologias para a geração de informações no contexto da mídia. Diante disso, serão realizadas discussões sobre temas atuais e de alta relevância para as áreas de Informação e Comunicação, considerando as interdisciplinaridades com Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Biblioteconomia, Gestão Pública, Gestão de Negócios e Ciência da Computação.

Considerando o cenário de isolamento social devido à pandemia do COVID-19, o evento será realizado completamente em ambiente virtual, de 29 a 30 de junho de 2020. Convidamos todos a participar! As inscrições são gratuitas. O evento será transmitido através do nosso canal no Youtube. Os certificados de participação e de apresentação serão enviados após o evento.

 

 

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29 de Junho 2020

08h00 - Cerimônia de Abertura

08h20 - Construindo grafos de conhecimento para análise de redes sociais
Danielle Sanches - Universidade Nova de Lisboa

09h30 - Um código na mão mas sem idéias na cabeça
Leonardo F. Nascimento - Laboratório de Humanidades Digitais, Universidade Federal da Bahia

10h40 - Modelagem para previsão de audiência linear em TV
Bruno Lucian - Loggi

14h00 - Apresentação de trabalhos

30 de Junho de 2020

08h00 - Movimentos sociais, ativismos e resistências em rede
Inês Amaral - Universidade de Coimbra (Portugal)

09h10 - Câmaras de eco e circulação da informação em mídias sociais
Dra. Raquel Recuero - Universidade Federal de Pelotas

10h30 - Mesa Redonda: Informação em tempos de pandemia da COVID-19
Nina Santos - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD)
Marcelo Alves - ESPM/IBPAD
Raquel Recuero - Universidade Federal de Pelotas

14h00 - Apresentação de Trabalhos

19h00 - Inteligencia colectiva y estrategias transmedia en el marco del Covid-19
María Isabel Villa Montoya - Universidad EAFIT (Colômbia)

 

29 de Junho 2020

14:00

The perception of libraries about artificial intelligence and cloud computing in the classification in university libraries
Barbara Arruda

Production, organization, dissemination and use of information in librarianship social media: theoretical reflections in the pandemic scenario
Lais Pereira De Oliveira, Larissa Rosa De Oliveira and Adilson Ribeiro De Sá Júnior

Re-classifying Librarianship: librarian performance in digital networks
Bruno Mardson Oliveira and Thayse M. Barros

Conceptual perceptions of the librarian's role in the management of university libraries
Larissa Rosa de Oliveira and Marizângela Gomes de Morais

15:00

Use of social media in science: a reflection on metric studies of information engagement in scientific communication
Larissa Rosa de Oliveira and Ilaydiany Cristina de Oliveira da Silva

Historical notes and the public interests in the popularization of science in Brazil
Suely Gomes and Janinne Barcelos

Internet, open science and scientific journalism: new possibilities, old practices
William Correia

The system protocols of the digital book and the computational pragmatic as an instrument of power
Carina Flexor, Tatiana Aneas and Olira Rodrigues

16:00

Analysis of violence against women in the state of Goiás through data mining in G1 portal news
Jully Porto Lopes Melo, Larissa Machado Vieira and Douglas Farias Cordeiro

Diffusion of Information on Violence Against Women
Thamyres Rodrigues and Kátia Kelvis Cassiano

Blind items: gossip in the era of internet
Dayane Costa Oliveira Da Silva

Brazil's Basic Income Emergencial in debate on the network
Jimmy Medeiros

17:00

Informal Social Networks in Organizations: authority analysis in communication process
Arnaldo Ferreira Júnior, Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha and Letícia Segurado Côrtes

Sociotechnical associations: algorithmic mediations and the economy of actions on Facebook
Suely Gomes and Carolina S. Moura

Literacia Digital na era do multimédia: a cultura depois do digital
Paulo Barroso

Online Visual Data: Reflections for Applied Social Sciences
Ana Carolina Valois Leite

18:00

Natural language generation e o jornalismo de automação: conceitos e aplicações
Manoella Fortes Fiebig

The use of machine learning to optimize the productive journalistic routine
Larissa Vieira, Kátia Kelvis Cassiano and Douglas Cordeiro

Sex inference based on statistical analysis and similarity calculation of names
Lara Medeiros De Freitas, Anelise Souza Rocha and Douglas Farias Cordeiro

The European Union Reform on Data Protection
Matheus Marques

30 de Junho 2020

14:00

Post-truth journalism: fact-checking during the covid-19 pandemic
Ana Banyasz and Helder Prior

The changing behavior of fitness influencers in the face of the covid-19 pandemic: health or consumption?
Laryssa Gabellini

COVID-19 in Brazil: a health or political issue?
Mara Rúbia Duarte Couto and Luiz Antônio Signates Freitas

"Just a little flu": An analysis of President Jair Bolsonaro's speech and its impacts on the scenario of the COVID-19 pandemic in Brazil
Adilson Ribeiro De Sá Júnior

15:00

Controversies discursives around chlorochine/hydrochlorochine in the fight against coronavirus in brazil: between science and disinformation
Maiara Leal and Geisa Ribeiro

Live streaming in pandemic times: informational practices performed by Information Science professionals
Rodrigo Silva Caxias De Sousa and Patricia Valerim

COVID-19 under the logic of the Black Swan and its market relations: a study based on data science
Anelise Souza Rocha, Kátia Kelvis Cassiano and Douglas Farias Cordeiro

The role of public TVs in the context of the coronavirus pandemic: analysis of news from JFTV Câmara
Helena Amaral

16:00

E-Farsas: an analysis of the process of checking the fakenews during the 2nd round of the 2018 presidential elections
Hélder Samuel dos Santos Lima and Jhayne Geovana Santos Lima

The Educational Aspect of Social Media in Contexts of Disinformation: Infrastructure and Computational Tools Oriented to Citizenship
Guilherme Lucian and Ângela Teixeira de Moraes

Journalism and Misinformation: the verification strategies of Agência Lupa during the 2018 Brazilian presidential elections
João Barbosa and Angela Moraes

Authority Criteria versus Scientific Arguments: how does the Heath Ministry fail to fight fake news about vaccination
Marina Teixeira, Giovana Correia, Camila Lopes, Gianna Moreira, Giovanna Campos, Sabrinna Coutinho and Sara Andrade

17:00

Beyond fake news: WhatsApp as an education tool
Larissa Rodrigues Natalino, Maria Luiza Rodrigues Natalino and Carlos Pernisa Júnior

The construction of network activism and the role of hashtags
Isabela Arruda

Descriptive analysis of the use of the hashtag #maternity on Instagram
Caroline Guimarães Silva, Núbia Rosa Da Silva and Douglas Farias Cordeiro

Data Scraping and Knowledge Discovery applied to Instagram by the Ministry of Citizenship of Brazil
Carlos Daniel Bezerra and Bernadete Coelho de Sousa

 

Bruno Lucian

Atua como cientista de dados na Loggi e consultor na Cognitivo.ai em projetos sobre análise de dados e modelagem preditiva. Foi cientista de dados na Rede Globo, trabalhando em projetos sobre estudo de comportamento de usuários, análise de séries temporais, e classificação de tópicos usando Processamento de Linguagem Natural. É bacharel em Estatística pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Matemática Aplicada pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Danielle Sanches de Almeida

Pesquisadora do Laboratório de Humanidades Digitais, no Instituto de História Contemporânea (IHC), na Universidade Nova de Lisboa. Doutora em História das Ciências pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) em cotutela com a Casa de Oswaldo Cruz/FioCruz. Trabalha com a aplicação metodologias ligadas aos Sistemas de Informação Geográfica, Análise de Redes e Análise Textual por meio da aplicação de Processamento de Linguagem Natural e Mineração de Texto.

 

Inês Amaral

Doutoramento em Ciências da Comunicação - Media Interactivos pela Universidade do Minho em 2012. Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora Integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho - Grupo de Investigação em Média e Jornalismo. Membro do ObCiber - Observatório do Ciberjornalismo, do Observatório Media, Informação e Literacia e do NIP-C@M. Integra três ações do COST e participa em sete projectos de investigação. Interesses de investigação: cibercultura; participação, redes sociais e novos media; movimentos sociais; audiências; literacia mediática e digital; inclusão digital e envelhecimento activo.

 

Leonardo Nascimento

Doutor em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ (2013). Entre 2010 e 2011 realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Desenvolve trabalhos voltados ao estudo das novas tecnologias aplicadas à pesquisa e análise de dados em ciências sociais, especialmente com uso de CAQDAS (Computer Assisted/Aided Qualitative Data Analysis) e pesquisas sobre Sociologia Digital, Data Mining, Big Data Social Science e Análise de Mídia.

 

Marcelo Alves

Comunicador e programador. Entusiasta de histórias contadas a partir de dados. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor convidado do MBA de Big Data e Inteligência de Mercado da ESPM. Integra o corpo docente do IBPAD em cursos como análise de redes sociais. Atualmente, faço parte do Laboratório de Mídia, Democracia e Instituições Políticas - Lamide. Pesquisa assuntos no campo de Comunicação nas Mídias Sociais, a partir de métodos computacionais, visualização e ciência de dados.

 

María Isabel Villa Montoya

Possui doutorado em Comunicação pela Universidad Autonoma de Barcelona. Professora e pesquisadora na Universidad Pontificia Bolivariana. Atua em projetos sobre comunicação digital, transformações organizacionais e produtivas em grupos radiotelevisivos, análise de narrativas, análise de mídias sociais.

 

Nina Santos

Pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digtal (INCT.DD). Possui doutorado pelo Centro de Análise e Pesquisa Interdisciplinar sobre os Media (CARISM) da Universidade Panthéon-Assas/Paris II (França), sob orientação de Cécile Méadel (2019). Sua tese foi premiada com o Prix de thèse de l'Université Paris II Panthéon-Assas. Tem larga experiência profissional na área de assessoria política digital. Temas de pesquisa incluem democracia digital, movimentos sociais e ecossistemas de comunicação. Sua pesquisa atual foca-se principalmente em questões de mediação, visibilidade e autoridade na era da comunicação digital.

 

Raquel Recuero

Professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet. Atua em projetos nas áreas de desinformação, análise de mídias sociais, ecossistemas digitais, entre outros.

Comissão Organizadora Local

  • Douglas Farias Cordeiro (Chair, Federal University of Goiás, Brazil)
  • Kátia Kelvis Cassiano (Vice-Chair, Federal University of Goiás, Brazil)
  • Andrea Pereira dos Santos (Federal University of Goiás, Brazil)
  • Núbia Rosa da Silva (Federal University of Goiás, Brazil)

Comissão Científica

  • Kátia Kelvis Cassiano (Chair, Universidade Federal de Goiás)
  • Andrea Pereira dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
  • Ângela Teixeira de Moraes (Universidade Federal de Goiás)
  • Angelita Pereira de Lima (Universidade Federal de Goiás)
  • Arnaldo Alves Ferreira Júnior (Universidade Federal de Goiás)
  • Dalcimar Casanova (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Didier Augusto Vega Oliveros (Indiana University, USA)
  • Eduardo Ferreira Ribeiro (Universidade Federal do Tocantins)
  • Fabíola Gonçalves Coelho Ribeiro (Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia)
  • Gardene Leão de Castro (Universidade Federal de Goiás)
  • Keila Mara Cassiano (Universidade Federal Fluminense)
  • Lara Lima Satler (Universidade Federal de Goiás)
  • Laura Vilela Rodrigues Rezende (Universidade Federal de Goiás)
  • Lilian Berton (Universidade Federal de São Paulo)
  • Liliane do Nascimento Vale (Universidade Federal de Goiás)
  • Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha (Universidade Federal de Goiás)
  • Marizangela Gomes de Morais (Universidade Federal de Goiás)
  • Nádia Félix Felipe da Silva (Universidade Federal de Goiás)
  • Núbia Rosa da Silva (Universidade Federal de Goiás)
  • Rodolfo Junior Pérez Nárvaez (Politécnico de la Costa Atlántica, Colombia)
  • Tércio Alberto dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
  • Vinicius Ruela Pereira Borges (Universidade de Brasília)

Estudantes

  • Anelise Souza Rocha (Universidade Federal de Goiás)
  • Caroline Guimarães Silva (Universidade Federal de Goiás)
  • Jully Porto Lopes Melo (Universidade Federal de Goiás)
  • Lara Medeiros de Freitas (Universidade Federal de Goiás)
  • Larissa Machado Vieira (Universidade Federal de Goiás)

O Comitê Organizador Local e o Comitê Científico convidam as comunidades brasileiras e internacionais a enviarem resumos a serem considerados para apresentação oral no WMIDS 2020. Os resumos podem ser enviados on-line até 16 de junho de 2020. As apresentações dos trabalhos podem ser feitas em português, inglês ou espanhol. Os melhores trabalhos serão convidados a enviar uma versão estendida para compor um livro. A versão estendida pode ser escrita em inglês, português ou espanhol. Os resultados serão publicados neste site.

 

Submeta um trabalho!

 

Os tópicos de interesse do WMIDS incluem, mas não estão limitados a:

  • Big Social Data;
  • Fake news e desinformação;
  • Jornalismo de Dados;
  • Visualização de dados de redes sociais;
  • Fluxo e difusão da informação;
  • Extração e tratamento de dados sociais;
  • Técnicas de mineração de dados;
  • Detecção e propagação de influências;
  • Modelagem de comportamento de usuários;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Privacidade em redes sociais;
  • Crowdsourcing e crowdfunding;
  • Rede sociais e ecossistemas de softwares;
  • Redes sociais, saúde e bem-estar;
  • Análise de redes sociais secretas e Dark Web;
  • Economia em redes sociais;
  • Redes sociais e mobilidade;
  • Questões éticas em análise de dados;
  • Social network analysis applied to Cognitive Computing;
  • Mídias sociais e bibliotecnomia;
  • Casos e aplicações em situações reais: medicina, ciência, educação, etc.;
  • Marketing, Relações Públicas, Tomada de Decisão, Gestão, e outros.

Instruções para submissão de resumo:

  • Criar uma conta e fazer log in;
  • Ir em "New submission"
  • Adicionar informações sobre autores; título do trabalho; resumo (até 250 palavras); e palavras-chave (pelo menos três);
  • Submeter.

Instruções Gerais:

  • Todos os resumos devem ser submetidos online através da plataforma EasyChair.;
  • Os resumos são limitados a 250 palavras;
  • Os resumos devem ser submetidos em Inglês;
  • O número de submissões com o mesmo autor a apresentar o trabalho é limitado a dois;
  • O número de submissões de um participante como autor principal é limitado a dois;
  • Todos os resumos submetidos serão revisados pela comissão científica, e os resultados das avaliações serão divulgados em 22 de Junho de 2020;
  • Todas as apresentações terão um tempo de 10 minutos, e 5 minutos para discussão;
  • As apresentações podem ser feitas em Português, Inglês ou Espanhol.

CORDEIRO, D. F.; CASSIANO, K. K.; SANTOS, A. P.; DA SILVA, N. R. (orgs.) Proceedings of the 1st Workshop on Media, Information and Data Science. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. [pdf]