WMIDS 2021

WMIDS 2021

O principal objetivo do evento é incentivar a discussão sobre o uso de tecnologias para a geração de informações no contexto da mídia. Diante disso, serão realizadas discussões sobre temas atuais e de alta relevância para as áreas de Informação e Comunicação, considerando as interdisciplinaridades com Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Biblioteconomia, Gestão Pública, Gestão de Negócios, Engenharia de Produção e Ciência da Computação.

Considerando o cenário de isolamento social devido à pandemia do COVID-19, o evento será realizado completamente em ambiente virtual, de 28 a 29 de outubro de 2021. Convidamos todos a participar! As inscrições são gratuitas. O evento será transmitido através do nosso canal no Youtube. Os certificados de participação e de apresentação serão enviados após o evento.

 

 

GTA 

 

28 de Outubro 2021

08h00 - Cerimônia de Abertura (https://www.youtube.com/watch?v=PVzI4H53HzM)

08h20 - Palestra de Abertura - Afinal, o que são os media? (https://www.youtube.com/watch?v=PVzI4H53HzM)
Dr. Adriano Duarte Rodrigues - Universidade Nova de Lisboa, Portugal

09h30 - Palestra 2 - Desafios da Comunicação no Contexto da Covid-19 (https://www.youtube.com/watch?v=PVzI4H53HzM)
Dr. Luís Mauro Sá Martino - Cásper Líbero

10h40 - Palestra 3 - Tecnologias y procesos comunicacionales del Gobierno en medio a pandemia del COVID-19 (https://www.youtube.com/watch?v=PVzI4H53HzM)
Dr. Manuel Francisco Tupia Anticona - Pontifícia Universidad Católica del Perú

14h00 - Apresentação de trabalhos (https://www.youtube.com/watch?v=7NcKSS27Ops)

29 de Outubro de 2021

08h00 - Palestra 4 - Big Data, IA y Periodismo (https://www.youtube.com/watch?v=FNdNnHyTsL4)
Dr. Jesús Miguel Flores Vívar - Universidad Complutense de Madrid, Espanha

09h10 - Palestra 5 - Big data e análise de dados no turismo (https://www.youtube.com/watch?v=FNdNnHyTsL4)
Doutoranda Rayane Ruas - Universidade de Aveiro, Portugal

10h30 - Mesa Redonda - Como comunicar (e informar) uma pandemia? Desafios e perspectivas da Comunicação Científica (https://www.youtube.com/watch?v=FNdNnHyTsL4)
Dra. Felisbela Lopes - Universidade do Minho, Portugal
Dra. Suzana Olivera Barbosa - Universidade Federal da Bahia
Doutoranda Raíza Tourinho - Universidade Federal da Bahia
Mediação: Dra. Pamela Pinto - Universidade de Aveiro, Portugal

14h00 - Apresentação de Trabalhos (https://www.youtube.com/watch?v=TFRCXmi3na8)

 

28 de Outubro 2021

14:00 Estudo bibliométrico sobre mídias sociais na Ciência da Informação
Ilaydiany Silva, Ana Paula Fernandes e Bruna Nascimento
  Fluxos da informação científica: da academia à sociedade
Roberta de Castro Basile e Suely Henrique de Aquino Gomes
  Jornalismo, negacionismo e emergência climática: a opção do modelo de informação auditável no WT:Social
Raniê Solarevisky
  Análise dos ecos da vacinação da Covid-19 no Twitter usando mineração de dados
Jumana Morabi Pessoa, Larissa Machado Vieira e Douglas Farias Cordeiro
   
15:00 Análise exploratória de dados da comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Instagram
Douglas Farias Cordeiro, Leandro Rodrigues da Silva Souza, Renata Moreira Limiro e Núbia Rosa Da Silva
  Stuck in the middle with media: a remediação e a mediação radical no Instagram
Bianca Colvara
  Ele não, Ele sim: manifestações sobre o 7 de setembro e o presidente da república no Twitter
Jumana Morabi Pessoa e Douglas Farias Cordeiro
  O uso de hashtags na difusão de serviços e produtos da informação
Larissa Rosa de Oliveira, Wallery Felix Nascimento e Lais Pereira de Oliveira

29 de Outubro 2021

14:00 Estudos da Comunicação no Brasil: uma análise exploratória descritiva dos programas de pós-graduação
Gabriel Resende e Kátia Kelvis Cassiano
  O uso da ética anti-narrativa na análise de dados derivados de entrevistas na pesquisa em comunicação
Ana Domitila Silva e Suely Gomes
  Estariam nossos professores capacitados a fazer intervenções em situações de plágio?
Suely Gomes, Geisa Muller, Mayllon Oliveira e Hevellin Estrela
  Comunicação e informação na pandemia da COVID-19: análise do perfil da Universidade Federal de Goiás no Twitter
Lilian Mariano Alves and Kátia Kelvis Cassiano
15:00 Contaminação, desconstrução e compartilhamento: uma análise do perfil Lil Miquela na plataforma do Instagram
Laryssa Gabellini
  Gerindo riscos em contextos biopolíticos: cartografia das controvérsias sobre a Prep no Youtube
Mayllon Oliveira, Suely Gomes e Deyvisson Pereira
  Notícia em 15 segundos: jornalismo na lógica de aceleração do tempo
Leticya Alexandre
  Instagram e bibliotecas: o caso do IFRN Campus Avançado Lajes
Bruna Laís Campos do Nascimento, Iury Lisboa Bezerra, Maysa Chrislaynne Xavier Santos e Wladson de Queiroz Alcantara
 

Adriano Duarte Rodrigues

Adriano Duarte é doutor em Ciência da Comunicação pela Université Catholique de Louvain. Fundou o Departamento de Comunicação Social (atualmente designado de Ciência da Comunicação), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, do qual foi coordenador de 1979 a 1986. Dedica-se principalmente à investigação da Teoria da Comunicação, da Pragmática, da Interação Discursiva e da Análise da Conversação. Professor catedrático desde 1980 e diretor da FCSH/UNL de 1988 a 1993, tornou-se Professor Emérito em 2012. Em dezembro de 2015, foi publicado um livro de homenagem Comunicação e linguagens: Novas Convergências, organizado pelos Professores João Sàágua e Francisco Rui Cádima. Desde a sua jubilação, continua a desempenhar funções académicas e científicas, tanto em Portugal como em universidades estrangeiras, dando cursos e conferências.

 

Felisbela Lopes

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em 2005, é Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Entre 2009 e 2014, foi aí Pró-Reitora para a área da Comunicação. Leciona, desde 1994, disciplinas ligadas ao campo do Jornalismo. As suas áreas de investigação são a informação televisiva, com enfoque no serviço público de media; a comunicação e o jornalismo da saúde; e o jornalismo político, incidindo na cobertura mediática da Presidência da República Portuguesa. Foi investigadora principal de dois projetos de investigação financiados pela FCT: “A Doença em Notícia” e “Jornalismo televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública na era digital”. É autora de vários livros, entre os quais se destacam Marcelo, Presidente todos os dias (Porto Editora, 2019); Jornalista: uma profissão ameaçada (Alêtheia, 2015); Vinte Anos de TV Privada em Portugal (Editora Guerra e Paz, 2012); A TV do Real (Minerva, 2008); A TV das Elites (Campo das Letras, 2007). É comentadora residente da RTP para os temas de comunicação. É colunista semanal do Jornal de Notícias e mensal do Correio do Minho.

 

Jesús Miguel Flores Vivar

Doutor pela Universidade Complutense de Madrid. Com experiência de mais de duas décadas como professor, investigador, visitante e conferencista em várias universidades: UOC, Nebrija e Complutense de Madrid (Espanha); Università di Roma, Università degli Studi Firenze, Università di Perugia e Università degli Studi di Siena (Itália); UNESP (Brasil); UPB (Colômbia) e UNMSM (Peru), entre outros. Em 2015 foi professor convidado da RCC Harvard University. É autor, coautor e editor de mais de vinte e cinco livros e de cem artigos em revistas indexadas e especializadas em comunicação, jornalismo, internet e tecnologias; Foi Cofundador e Coordenador (2005-08) do Observatório de Jornalismo na Internet e promotor da Rede ITC (Rede Interdisciplinar de Pesquisa em Tecnologia e Comunicação, Cibercultura e Novos Gêneros Audiovisuais). É membro especialista da Associação Espanhola de Investigação em Comunicação (AE-IC).

 

Luís Mauro Sá Martino

Luís Mauro Sá Martino é jornalista, professor, pesquisador e autor. ormado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais na PUC-SP, com pós-doutorado na Universidade de East Anglia (Norwich, UK) em 2008.  Suas principais pesquisas estão direcionadas para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação e à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião. Foi editor da Revista Líbero, coordenador do Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicação, da Compós, e é membro do corpo de pareceristas das Revistas Galáxia e Comunicação, Mídia e Consumo.

 

Manuel Francisco Tupia Anticona

Engenheiro de Computação pela PUCP (Peru). Mestre em Engenharia de Sistemas com menção em Engenharia de Software, Doutor em Engenharia Industrial. É especialista em Segurança da Informação, Computação Forense, Cadeia de Custódia; auditoria de sistemas e tecnologias de informação e comunicação; governo eletrônico Certificado em CISA, CISM e CRISC pela ISACA; Possui 26 certificações internacionais relacionadas. Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa em Sistemas e Tecnologias aplicadas ao Governo Eletrônico (GISTIC-eGob).

 

Raíza Tourinhos dos Reis Silva Lima

É doutoranda do Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom/Ufba), mestre em Ciências em Comunicação, Informação e Saúde (PPGICS/Fiocruz) e jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Fiocruz, já atuou no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), e é responsável pelo Núcleo de Comunicação. Como repórter, trabalhou no Jornal A Tarde, no Portal EcoD e na Agência de Ciência e Cultura da Ufba. Além disso, colaborou com a BBC Brasil, a Caros Amigos, a Revista Bahiaciência e Revista [B+]. Atualmente também é uma das coordenadoras da Rede CoVida e da comunicação da Rede.

 

Rayane Ruas

Mãe e Turismóloga, Doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro, Mestre em Turismo pelo CET/UnB. MBA em Gestão de Projetos e Marketing Digital. Pós-graduada em gestão de Património, Cultura e Turismo Sustentável. É pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade vinculado ao CDS-UnB. Com 12 anos de atuação no turismo, na esfera pública e privada, é especialista em planejamento turístico, análise de dados, políticas públicas e desenvolvimento de projetos para inovação no setor. Após 8 anos na Secretaria de Turismo do DF, 5 deles como Diretora do Observatório de Turismo de Brasília decidiu expandir os horizontes, difundir sua experiência e transformar destinos turísticos e criou a Up Soluções. Com o pensamento fora da caixa e sempre com um sorriso, acredita na decisão assertiva baseada sempre em dados.

 

Suzana Oliveira Barbosa

Professora do Departamento de Comunicação (Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Investigadora e uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008). Suas áreas de pesquisa incluem jornalismo em redes digitais, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel e convergência jornalística. Em 2005, realizou estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal). Em 2008, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de “Melhor Tese de Doutorado em Jornalismo” (intitulada Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) – Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos”), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor.

Comissão Organizadora 

  • Kátia Kelvis Cassiano (Chair, Universidade Federal de Goiás)
  • Douglas Farias Cordeiro (Vice-Chair, Universidade Federal de Goiás)
  • Andrea Pereira dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
  • Lilian Mariano Alves (Universidade do Minho, Portugal)
  • Núbia Rosa da Silva (Universidade Federal de Catalão)
  • Pâmela Araújo Pinto (Universidade de Aveiro, Portugal)

Comissão Científica

  • Andrea Pereira dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
  • Ângela Teixeira de Moraes (Universidade Federal de Goiás)
  • Angelita Pereira de Lima (Universidade Federal de Goiás)
  • Arnaldo Alves Ferreira Júnior (Universidade Federal de Goiás)
  • Dalcimar Casanova (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Didier Augusto Vega Oliveros (Indiana University, USA)
  • Douglas Farias Cordeiro (Universidade Federal de Goiás)
  • Eduardo Ferreira Ribeiro (Universidade Federal do Tocantins)
  • Fabíola Gonçalves Coelho Ribeiro (Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia)
  • Gardene Leão de Castro (Universidade Federal de Goiás)
  • Kátia Kelvis Cassiano (Universidade Federal de Goiás)
  • Keila Mara Cassiano (Universidade Federal Fluminense)
  • Lara Lima Satler (Universidade Federal de Goiás)
  • Laura Vilela Rodrigues Rezende (Universidade Federal de Goiás)
  • Lilian Berton (Universidade Federal de São Paulo)
  • Liliane do Nascimento Vale (Universidade Federal de Goiás)
  • Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha (Universidade Federal de Goiás)
  • Marizangela Gomes de Morais (Universidade Federal de Goiás)
  • Nádia Félix Felipe da Silva (Universidade Federal de Goiás)
  • Núbia Rosa da Silva (Universidade Federal de Goiás)
  • Rodolfo Junior Pérez Nárvaez (Politécnico de la Costa Atlántica, Colombia)
  • Tércio Alberto dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
  • Vinicius Ruela Pereira Borges (Universidade de Brasília)

Estudantes

  • Anelise Souza Rocha (Universidade Federal de Goiás)
  • Gabriel Resende da Silva (Universidade Federal de Goiás)
  • Ícaro Gonçaves dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
  • Jully Porto Lopes Melo (Universidade Federal de Goiás)
  • Jumana Morabi Pessoa (Universidade Federal de Goiás)
  • Larissa Machado Vieira (Universidade Federal de Goiás)
  • Marcos Natal da Costa Paz (Universidade Federal de Goiás)
  • Rhayssa Fernandes Mendonça (Universidade Federal de Goiás)
  • Renata Moreira Limiro (Universidade Federal de Goiás)
  • Thaísa Alves Andrade (Universidade Federal de Goiás)
  • Thamyres Cunha Rodrigues (Universidade Federal de Goiás)

O Comitê Organizador Local e o Comitê Científico convidam as comunidades brasileiras e internacionais a enviarem resumos a serem considerados para apresentação oral no WMIDS 2021. Os resumos podem ser enviados on-line até 30 de setembro 10 de outubro de 2021, e devem seguir as diretrizes apresentadas ao fim desta páginas, em conformidade com o template do evento. As apresentações dos trabalhos podem ser feitas em português, inglês ou espanhol. Os melhores trabalhos serão convidados a enviar uma versão estendida para compor um livro. A versão estendida pode ser escrita em inglês, português ou espanhol. Os resultados serão publicados neste site.

 

Submeter um trabalho

 

Os tópicos de interesse do WMIDS incluem, mas não estão limitados a:

  • Big Social Data;
  • Fake news e desinformação;
  • Jornalismo de Dados;
  • Visualização de dados de redes sociais;
  • Fluxo e difusão da informação;
  • Extração e tratamento de dados sociais;
  • Técnicas de mineração de dados;
  • Detecção e propagação de influências;
  • Informação na Indústria 4.0;
  • Modelagem de comportamento de usuários;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Privacidade em redes sociais;
  • Crowdsourcing e crowdfunding;
  • Rede sociais e ecossistemas de softwares;
  • Redes sociais, saúde e bem-estar;
  • Análise de redes sociais secretas e Dark Web;
  • Economia em redes sociais;
  • Redes sociais e mobilidade;
  • Questões éticas em análise de dados;
  • Social network analysis applied to Cognitive Computing;
  • Mídias sociais e bibliotecnomia;
  • Casos e aplicações em situações reais: medicina, ciência, educação, etc.;
  • Marketing, Relações Públicas, Tomada de Decisão, Gestão, e outros.

Instruções para submissão de resumo:

  • Criar uma conta e fazer log in;
  • Ir em "New submission"
  • Adicionar informações sobre autores; título do trabalho; resumo (até 250 palavras); e palavras-chave (pelo menos três);
  • Fazer o upload de arquivo em formato PDF em conformidade com o template do evento;
  • Submeter.

Instruções Gerais:

  • Todos os resumos devem ser submetidos online através da plataforma EasyChair;
  • Os resumos devem ter no mínimo 3 páginas e no máximo 5 páginas;
  • Os resumos devem ser submetidos em Português, Espanho ou Inglês;
  • O número de submissões com o mesmo autor a apresentar o trabalho é limitado a dois;
  • O número de submissões de um participante como autor principal é limitado a dois;
  • O número máximo de autores por artigo é cinco;
  • Todos os resumos submetidos serão revisados pela comissão científica, e os resultados das avaliações serão divulgados em 15 de Outubro de 2021;
  • Todas as apresentações terão um tempo de 15 minutos, e 5 minutos para discussão;
  • Os arquivos de submissão não podem conter dados de identificação dos autores;
  • Os arquivos devem estar em formato PDF seguindo o template do evento (disponível aqui);
  • As apresentações podem ser feitas em Português, Inglês ou Espanhol.

CORDEIRO, D. F.; CASSIANO, K. K.; SANTOS, A. P.; DA SILVA, N. R. (orgs.) Proceedings of the 2nd Workshop on Media, Information and Data Science. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. [pdf]