Fatos interessantes sobre big data
Aqui estão alguns fatos importante que precisamos saber sobre big data.
Os avanços tecnológicos alcançados nas últimas décadas proporcionaram um rápido crescimento na geração de dados, nos mais diferentes setores. Neste chamado fenômeno de Big Data, a geração de insights sobre conjuntos de dados acaba por demandar poder de processamento e armazenamento, assim como fortes recursos de análise de dados. Quer a empresa, profissional ou pesquisador esteja envolvido com tecnologias de big data ou considerando a exploração de soluções de big data, é necessário se conhecer alguns pontos específicos que poderão apoiar as decisões estratégicas relacionadas a isso.
1. Os dados armazenados dobram a cada 4 anos.
Com o contínuo crescimento no volume de dados, acaba por ocorrer um crescimento na demanda por armazenamento de dados . A base mundial instalada de capacidade de armazenamento, que a IDC chama de Global StorageSphere, cresceu aproximadamente 17% em 2020, o que representa um total de 6,8 zetabytes.
2. A quantidade total de dados deve chegar a 79 ZB.
A infraestrutura digital emergente somada aos hábitos de utilização de soluções computacional estão contribuindo fortemente para o volume cada vez maior de dados. Estima-se que até o final de 2021 a quantidade total de dados no mundo chegue a 79 zetabytes. Um zetabyte é aproximadamente igual a um bilhão de terabytes.
3. A infraestrutura de streaming e análise de dados vai aumentar cinco vezes até 2024.
Isso decorre do fato de que 75% das organizações passarão da fase piloto para a operacionalização ou implantação de inteligência artificial até 2024. As soluções analíticas avançadas fornecem insights e soluções vitais para as organizações, e a utilização só aumentará nos próximos anos.
4. Até 2022 35% das grandes organizações participarão de mercados formais de dados online.
O crescimento de volumes de dados é uma prova de como eles são valiosos para as organizações de todos os setores. Não é surpresa, então, que um mercado formal de dados online deva surgir nos próximos anos, com uma fração das grandes organizações atuando neste mercado.
5. Entre 80% e 90% dos dados no universo digital não são estruturados.
A maioria dos dados não é estruturada, estando disponibilizada na forma de áudio, vídeo, imagens e texto. Ferramentas sofisticadas de análise de dados, como análise de texto e análise de sentimentos, reconhecimento de padrões e conversão de voz em texto, são necessárias para extrair insights nestes tipos de dados. É importante ainda destacar que isso é uma realidade e necessidade no contexto da pesquisa em mídias digitais.
6. Cerca de 60% a 70% dos dados corporativos não são usados.
A maioria dos dados disponíveis nas organizações permanece subutilizada, dado que o processo de conversão de dados brutos em insights úteis e valiosos é de grande complexidade. As organizações não precisam apenas investir em tecnologias analíticas, mas também em uma cultura baseada em dados, que esteja presente em todos os departamentos, assim como no desenvolvimento de produtos data-driven.
7. Cerca de 20% das organizações em todos os setores têm implantado big data.
Apesar do crescente volume de dados e das inúmeras oportunidades apresentadas por esse crescimento, apenas algumas organizações estão operando big data em vários casos funcionais. Entretanto, o big data está se tornando um tema importante na agenda dos executivos. Organizações que ainda não adotaram a tecnologia estão expressando interesse em usos futuros. Um relatório de 2019 mostra que a análise de big data ocupa a 26ª posição em uma lista de 37 tecnologias vitais para a inteligência de negócios.
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